MANUAL DE TÉCNICAS DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

SILVA, Paulo Nunes

Universidade Aberta

1

2020

pt

9789726748779

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O Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação constitui um material de apoio aos estudantes universitários, que visa contribuir para a melhoria das suas competências de expressão escrita, em particular de textos académicos. Nesse sentido, integra um conjunto de tópicos de reflexão que incidem nas principais dificuldades que muitos estudantes evidenciam quando redigem textos no ensino superior, sobretudo textos que são objeto de avaliação.
Entre os tópicos sobre os quais se reflete ao longo do manual contam-se os seguintes: literacia e discurso académico; géneros do discurso académico; estilo formal e tendencialmente objetivo; as fases do processo de escrita: planificação, redação e revisão; mecanismos da expressão escrita (pontuação, extensão das frases, paragrafação, conectores); verbos de comando e tarefas a concretizar em provas de avaliação (indicar, definir/caracterizar; exemplificar; justificar, comentar); citar e referenciar bibliografia; plágio e patchwriting.
Capítulo 1 – Discurso académico, literacia e expressão escrita
1.1. Literacia e discurso académico
1.2. “Escrever bem”
1.3. Especificidades das situações de comunicação em contexto académico
1.4. Especificidades da escrita no ensino superior
1.5. Considerações finais
Capítulo 2 – Estilo formal e tendencialmente objetivo
2.1. Princípios e características do estilo académico
2.2. Estilo académico: o que se deve evitar e o que se deve promover
2.3. Estilo informal e subjetivo vs. Estilo formal e tendencialmente objetivo
2.4. Considerações finais
Capítulo 3 – As fases do processo de escrita: planificação
3.1. Escrever sem planificar
3.2. O contexto da produção textual
3.3. Planificação
3.3.1. Identificar e selecionar ideias
3.3.1.1. Identificar ideias: um exemplo
3.3.1.2. Selecionar ideias: um exemplo
3.3.2. Ordenar as ideias
3.3.2.1. Planos de texto
3.3.2.2. Ordenar as ideias: um exemplo
3.3.3. Avaliar o plano
3.4. Outro exercício de elaboração de um plano de texto
3.5. Considerações finais
Capítulo 4 – As fases do processo de escrita: redação
4.1. Redação
4.2. Géneros e tipos de texto
4.3. Propriedades da situação comunicativa em que são redigidas as respostas em provas de avaliação
4.4. A estrutura geral dos textos de tipo expositivo e argumentativo
4.4.1. A tripartição introdução-desenvolvimento-conclusão em textos expositivos e argumentativos
4.4.2. Tópicos e construções da introdução
4.4.3. Tópicos e construções do desenvolvimento
4.4.4. Tópicos e construções da conclusão
4.4.5. Proposta de redação de uma resposta de extensão intermédia
4.5. Considerações finais
4.6. Anexo
Capítulo 5 – As fases do processo de escrita: revisão
5.1. Escrever sem rever
5.2. Revisão e subprocessos da revisão
5.3. Objetivos da revisão do texto
5.4. Revisão gramatical
5.5. Revisão estilística
5.6. Revisão estrutural
5.7. Uma possível grelha de revisão de textos académicos
5.8. Considerações finais
Capítulo 6 – Mecanismos da expressão escrita: pontuação e extensão das frases
6.1. Pontuação e extensão das frases: duas faces de um mesmo problema
6.2. Pontuação
6.3. Extensão das frases
6.4. Considerações finais
Capítulo 7 – Mecanismos da expressão escrita: paragrafação
7.1. O parágrafo como unidade mesotextual
7.2. Função instrucional do parágrafo
7.3. Propriedades do parágrafo
7.4. Estrutura semântica do parágrafo
7.5. Recomendações a adotar para dividir um texto em parágrafos
7.6. O que se deve evitar quando se segmenta um texto em parágrafos
7.7. Sistematização das recomendações
7.8. Exercício de elaboração de um parágrafo
7.9. Considerações finais
Capítulo 8 – Mecanismos da expressão escrita: conectores
8.1. Conectores: o que são e para que servem?
8.2. Exemplos de frases sem e com conectores
8.3. Tipos de conectores
8.4. Conectores e organização dos conteúdos nos textos
8.5. Considerações finais
Capítulo 9 – Tarefas a concretizar em respostas de provas de avaliação: indicar e definir
9.1. Tipos de questões em provas de avaliação
9.2. Respostas completas
9.3. Verbos de comando (ou verbos de instrução)
9.4. Tarefas ou passos
9.5. As tarefas de indicar e definir
9.6. Indicar e definir: estruturas sintáticas
9.7. Considerações finais
Capítulo 10 – Tarefas a concretizar em respostas de provas de avaliação: exemplificar
10.1. A tarefa de exemplificar
10.2. Exemplificar: estruturas sintáticas
10.3. Considerações finais
Capítulo 11 – Tarefas a concretizar em respostas de provas de avaliação: justificar
11.1. A tarefa de justificar
11.2. Justificar: estruturas sintáticas
11.3. Considerações finais
Capítulo 12 – Tarefas a concretizar em respostas de provas de avaliação: comentar
12.1. A tarefa de comentar
12.2. Estruturações possíveis de um comentário
12.2.1. A introdução de um comentário
12.2.2. O desenvolvimento de um comentário
12.2.2.1. A voz autoral
12.2.2.2. Intensificadores e atenuadores (boosters e hedges)
12.2.2.3. Apresentar e fundamentar a posição do autor do comentário
12.2.3. A conclusão de um comentário
12.3. Considerações finais
Capítulo 13 – Consultar bibliografia: citar e referenciar
13.1. Citar
13.2. Citações breves
13.3. Citações extensas
13.4. Referenciar no corpo do texto
13.5. Referenciar no final do texto
13.6. Considerações finais
Capítulo 14 – Consultar bibliografia: plágio e patchwriting
14.1. Definição e caracterização de plágio e de patchwriting
14.2. Exemplos de plágio e de patchwriting
14.3. As causas do plágio e do patchwriting
14.4. Plágio e patchwriting: errar para aprender?
14.5. Procedimentos e recomendações que ajudam a prevenir e a evitar os casos de plágio e de patchwriting
14.6. Considerações finais
Capítulo 15 – Mensagens eletrónicas
15.1. Propriedades das mensagens eletrónicas
15.2. Fórmulas específicas das mensagens eletrónicas
15.3. Exemplos de mensagens nos fóruns
15.4. Considerações finais
Referências
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Acesso Perpétuo 28 paginas a cada 30 dias

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